Roteiro de Inverno pela Serra Catarinense

O inverno chega e a Serra Catarinense fica concorrida. A estação mais fria do ano é a preferida de muitos turistas que visitam Urubici, muito em função das manhãs branquinhas de geada e as noites congelantes que convidam para um bom vinho em frente à lareira.

Visando aproveitar cada momento da gelada estação, preparamos um roteiro de inverno pela Serra Catarinense para você aproveitar ao máximo sua estadia por aqui!

1º DIA

O ponto de chegada é Urubici, nossa pequena e charmosa cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, localizada no coração da serra.

Logo na entrada, aproveite para parar no Mirante do Avencal onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

Depois siga caminho até a ICMBIO localizada no centro, para retirar autorização de visitação do Morro da Igreja, como o lugar é um dos principais destinos da região nessa época do ano, aconselhamos pegar a autorização um dia antes da visita.

Aproveitando a passagem pelo centro, visite a Igreja Matriz com sua arquitetura gótica que se destaca em meio a toda cidade, e pare para almoçar em um dos saborosos restaurante que a cidade oferece.

A tarde aproveite para conhecer a Cachoeira da Neve, uma queda d’água que fica a 4,5 quilômetros do centro. Nela será possível fazer uma trilha ecológica e apreciar a cachoeira de 85 metros de altura. 

A noite é gelada, mas nossas acomodações oferecem tudo que você precisa para ter uma noite tranquila, quentinha e aconchegante.

2º DIA

Com a autorização em mãos é hora de seguir caminho para o Morro da Igreja, onde de seu mirante é possível ver a famosa Pedra Furada. É neste local, inclusive, que foi registrada a menor temperatura do Brasil: -17º C, motivo pelo qual há a possibilidade em ver neve na região no inverno. Antes de retornar aproveite para parar na Cascata Véu da Noiva onde você poderá almoçar conferindo as belezas do lugar.

Antes de retornar a pousada, aproveite também para visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um local onde a fé e a natureza se misturam em um lugar de inúmeras belezas.


3º DIA

Para esquentar o corpo e se preparar para o dia que está por vir nada como tomar um delicioso café da manhã na pousada, antes de seguir destino até a cidade de Urupema, um pequeno município localizado a 52 km de Urubici, conhecida como a cidade mais fria do Brasil.

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o Morro das Antenas tido como um dos pontos mais altos do sul do Brasil. No inverno sua vegetação se torna branca e congelada em muitos trechos, sendo o principal destino para quem procura ver neve na região.

Apenas 700 metros de distância do topo do Morro das Antenas, você chegará na Cascata que congela, ela leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno, um fenômeno raro que vale a pena conferir.

Como a estrada é cheia de curvas e no inverno a probabilidade de neve é alta, recomendamos passar a noite na cidade antes de retornar a Urubici no outro dia pela manhã.

4º DIA

Continuando a viagem, uma boa recomendação é conhecer a cidade de São Joaquim, localizada a 90 quilômetros de Urubici, também conhecida como a Cidade da Neve, devido ao frio e beleza proporcionados pelas suas paisagens em conjunto com a neve no inverno.

Nela, além das belas paisagens você pode aproveitar para encerrar a viagem degustando os deliciosos vinhos da Vinícola Villa Francioni, perfeito lugar para esquentar o corpo e o coração.


A Serra Catarinense é um lugar repleto de atrações com roteiros que ficam ainda melhores na época do inverno, caso você tenha mais alguns dias para aproveitar a região recomendamos também conhecer a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco com seus lindos campos, e visuais cênicos da região.

Reserve seu Chalé em Urubici