Roteiro de Aventura por Urubici e arredores

Se te falam "Serra Catarinense" logo você pensa em natureza exuberante em meio a cânions, vales e cachoeiras, não é?

E são exatamente essas paisagens que ressaltam ainda mais o espírito de aventura dos nossos visitantes!

Por aqui há trilhas que levam a lugares que parecem ter sido retirados de filmes! E ainda esportes radicais como rapel, quadriciclo, motocross, além de cavalgadas, balanços e pêndulos que parecem ir para o infinito, e claro, muitos trekkings.

Pensando nisso elaboramos um roteiro para você poder curtir dias incríveis repletos de aventuras por Urubici e seus arredores, confira.

Roteiro de Aventura por Urubici e arredores

DIA 1

Para aqueles que gostam de se aventurar em caminhadas em meio a natureza, o Morro da Igreja oferece uma trilha por uma das regiões mais altas da Serra Catarinense, onde o principal destino é chegar dentro da formação rochosa que ilustra o cartão postal da região: a Pedra Furada.

Recomendamos fazer a trilha logo quando o sol nasce, pois o trajeto pode levar até 5 horas para ser completado.

Depois de se aventurar nas trilhas do morro, uma boa opção é parar na Cascata Véu da Noiva, onde você poderá saborear um gostoso lanche para recuperar as forças contemplando uma cachoeira de 62 metros de altura.

No local também é possível fazer a prática de Arvorismo, uma trilha sobre pontes suspensas a mais de 10 metros de altura em plataformas sobre as copas das árvores.

Lembrando que enquanto o Morro da Igreja estiver em obras, é necessária uma autorização de visita concedida pelo ICMBIO. Mais informações nesse site.

DIA 2

Para o segundo dia, separamos as atividades mais radicais. Por isso nosso destino será o Cânion Espraiado e Pedra da Águia, que ficam localizados a 30 quilômetros do centro de Urubici.

A Pedra da Águia é muito frequentada pelos aventureiros para a prática de hiking e rapel.

Logo após a entrada para a Pedra, há a estrada para o Cânion Espraiado. Chega-se lá apenas caminhando, de bike e moto trail, quadriciclo ou veículos 4x4, pois a estrada é íngreme e com muitas pedras.

Mas todo o esforço vale a pena, pois você irá contemplar uma das vistas mais lindas do cânion com seus imensos paredões verticais repletos de cachoeiras. No local é possível praticar atividades como pêndulo de queda livre, tirar fotos iradas no balanço infinito e até mesmo praticar cavalgadas - há agências que oferecem essas experiências e é preciso reservar com antecedência.

E para quem gosta de ficar mais tempo envolto pela natureza e sentir a magia do lugar é possível pernoitar na beira dos desfiladeiros, contemplando um céu de belas e infinitas estrelas.

No caminho de volta a Urubici não esqueça de dar uma parada para conhecer e apreciar os paredões colossais da Serra do Corvo Branco.

DIA 3

Para o último dia reservamos as trilhas e atividades que o Parque da Cascata do Avencal pode nos oferecer.

Trata-se de um local com uma infraestrutura pensada no lazer e diversão. Assim, além da Cascata do Avencal - cartão-postal da cidade, o local oferece tirolesa, passeios a cavalo, pedalinho e até mesmo a prática de arco e flecha. No local ainda há um restaurante para quando bater aquela fome!

Para quem dispõe de mais tempo pela região ainda recomendamos ir até a Serra do Rio do Rastro, onde é possível fazer a trilha do Cânion do Funil, seja caminhando ou de veículo tracionado. São 7 quilômetros de pura aventura em meio a cenários exuberantes.


Já percebeu que o que não falta para os aventureiros em Urubici e arredores são atividades! Por isso prepare a sua bota de caminhada, vista uma roupa confortável e se jogue nas aventuras que a Serra Catarinense guarda para você!

E lembrando: é recomendado, que todas as trilhas sejam feitas com o acompanhamento de um guia credenciado e que conheça bem a região, evitando assim se perder ou ter algum problema nas montanhas e cânions.


Reserve sua Hospedagem em Urubici