TOP 5 Cachoeiras de Urubici

Urubici abriga as mais lindas cachoeiras da Serra Catarinense! Sabia?

As cachoeiras são criações fantásticas da natureza capazes de renovar nossas energias apenas através do som, do movimento das águas e de sua beleza indescritível! E Urubici é privilegiada com lindas cachoeiras que se tornaram pontos turísticos de parada obrigatória na Serra Catarinense.

Para te ajudar com o seu roteiro de viagem, listamos as TOP 5 Cachoeiras de Urubici, vamos conhecê-las?


As mais Bonitas Cachoeiras de Urubici para Visitar


TOP 1: Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal é mais uma das preciosidades naturais da Serra Catarinense e uma atração imperdível para quem visita Urubici, afinal você não vai querer perder esse show da natureza, não é mesmo?


Foto: Cascata do Avencal, via ViagenseCaminhos.com.

Com 100 metros de queda livre, a cascata pode ser categorizada por nada menos que maravilhosa, e para chegar até ela você pode optar por dois caminhos diferentes. Um dos acessos leva a parte de baixo da cascata e conta com uma trilha pela mata para chegar até a queda d’água.

O outro acesso leva a parte de cima onde estão os parques Mundo Novo e o Cascata do Avencal. No primeiro há uma passarela de vidro que avança sobre o penhasco e permite uma vista privilegiada da cascata, uma experiência magnífica para quem não tem medo de altura. Há também o Mirante das Araucárias, tirolesa e uma nova trilha: a que vai até a Cachoeira Mundo Novo, que só você só vê nesse parque.

No Parque Cascata do Avencal há um mirante e a partir dele é possível tirar uma foto da cascata por inteiro, sem cortes. Para os mais aventureiros, uma ótima pedida é praticar rapel e tirolesa. Além disso, o parque também conta com:

  • Passeios a cavalo;
  • Trilhas;
  • Pedalinho;
  • Arco e flecha;
  • Restaurante.


TOP 2: Cascata Véu de Noiva

A Cascata Véu de Noiva é uma parada obrigatória! Você vai se surpreender com o encanto deste lugar. Ela tem 65 metros de queda e se destaca entre as mais de 80 encontradas no município. Diferente da maioria, a água não está em queda livre, mas desliza suavemente por grandes rochedos.


Foto: Cascata Véu de Noiva, Urubici, via Depositphotos.

Quando há maior vazão, a espuma branca que se forma lembra um grande véu de noiva - daí o nome pelo qual é conhecida. A cascata fica em propriedade particular que dispõe de uma ótima infraestrutura. O local oferece:

  • Restaurante com lanchonete;
  • Estacionamento;
  • Loja de artesanato.


TOP 3: Cachoeira Rio dos Bugres

Com magestosos 218 metros de queda livre, a cachoeira Rio dos Bugres merece sua visita!


Foto: Cachoeira Rio dos Bugres, Serra Bela, 2021.

Para chegar é preciso pegar um trecho de estrada de chão, cruzar alguns riachos em uma paisagem linda e acessar o Abrigo 1500, base para visitação. O lugar é simples, bem rústico, onde há trilhas e um mirante com vista panorâmica da cachoeira e seu vale!

Dá pra curtir algumas horas em meio à natureza com muita tranquilidade e um dos visuais mais lindos da Serra Catarinense!


TOP 4: Cachoeiras Papuã

Aqui não é apenas uma cachoeira, mas duas! Com cerca de 120 metros de altura, as quedas d'água partem do paredão rochoso para um vale incrível!


Foto: Cachoeiras Papuã, via perfil do Instagram @liberdadenabagagem.

Cachoeiras Papuã fica pertinho da Cascata do Avencal (3 km da entrada) e o local é moderno e planejado com excelente estrutura, toda adaptada para acessibilidade com passarelas de madeira e uma plataforma-mirante de vidro para contemplação.


TOP 5: Cachoeira da Neve

A Cachoeira da Neve é mais uma das grandes atrações de beleza natural de Urubici, localizada a apenas 4,5 km do centro da cidade, ela se encontra dentro do Sítio Arroio do Engenho, uma propriedade particular.


Foto: Cachoeira das Neves, Urubici, via TripAdvisor.

O local conta com uma ótima infraestrutura com banheiros e chuveiros e trilhas que levam à Cachoeira da Neve. A trilha é bem demarcada e esbanja beleza natural, com fauna e flora incrivelmente perfeitas.

Ao fim da trilha é só apreciar a cachoeira de 85 metros de altura, cujo nome vem do congelamento da água em dias de baixas temperaturas, formando flocos como os flocos de neve. Não deixe de visitar a lindíssima Cachoeira da Neve no inverno em Urubici, ela é linda!


BÔNUS: Cachoeiras do Rio Sete Quedas

O Rio Sete Quedas como o próprio nome diz, oferece sete belas cachoeiras para quem ama estar em contato com a natureza. O local conta com uma trilha que é um prato cheio para os aventureiros! As Sete Quedas são:

  • Peixinho
  • Arco-Íris
  • Paixão
  • Pé de Cortiça
  • Surpresa
  • Saudade
  • Vitória

Em todas elas é permitido entrar na água, e dias de calor e sol são perfeitos para aproveitar as piscinas naturais que se formam próximo às quedas, lindas e relaxantes.

Para chegar até elas, você vai precisar percorrer a pé uma trilha com 1800 metros, sendo que a maior parte dela é feita por dentro do rio. As cachoeiras ficam dentro de uma propriedade particular que, embora disponha de estacionamento, não há estrutura para alimentação no local.

A atividade é categorizada em nível médio de dificuldade, logo não é recomendada para idosos, pessoas com deficiência e crianças pequenas. É necessário em torno de 4 horas para subir até a última cachoeira, por isso é recomendado fazer a visita ao parque no início do dia para poder curtir todo o potencial do lugar.


E aí? Gostou das dicas? Venha visitar as Cachoeiras de Urubici em qualquer estação do ano, você vai adorar!


Para quem quiser conforto, privacidade e ótima estada em Urubici, é só ficar aqui na Serra Bela!

Conheça a Serra Bela