Cachoeira da Neve

Urubici é repleta de cascatas e cachoeiras. Algumas são de acesso ao público geral, mas muitas são localizadas dentro de propriedades particulares, como é o caso da Cachoeira da Neve.

Essa queda d’água fica a 4,5 quilômetros do Centro de Urubici e se encontra dentro do Sítio Arroio do Engenho.

Seu acesso é por uma estrada de terra e não há sinalização indicando o local, por isso deve-se manter a atenção no caminho.

Logo no início do sítio há uma estrutura de camping com banheiros e chuveiros, o que possibilita acampar no local, se for fazer uma trilha mais longa. Mas, se o interesse seja apenas a trilha para curtir a cachoeira há cobrança de um valor de ingresso.

O caminho que leva até a Cachoeira da Neve é a Trilha do Bugio que possui cerca de 700 metros de extensão e seu nível de dificuldade é fácil. Com aproximadamente 25 minutos de duração é uma trilha ecológica bem demarcada e de beleza exuberante. Como parte da trilha, também será necessário atravessar duas pontes de madeira, e em dias de chuva é preciso ter um pouco de cuidado, pois as pedras do percurso podem ficar escorregadias.

Ao fim da trilha é possível apreciar a cachoeira com toda a sua beleza de seus 85 metros de altura. Ela recebeu esse nome pois quando a temperatura está abaixo de zero graus as gotículas de água das suas quedas congelam e caem como flocos de neve. Este evento ocorre principalmente em noites de frio seco e intenso.


Quem visitar Urubici e gostar de fazer trilhas em meio a natureza, não se arrependerá de incluir no seu roteiro a Cachoeira da Neve.

Fotos: TripAdvisor.

Reserve seu Chalé em Urubici