Cascata que Congela

A "Cachoeira ou Cascata que congela" é uma pequena queda d'água, situada a 7 quilômetros do centro da cidade de Urupema a 1.580 metros de altitude na serra catarinense. Esta atração está a apenas 700 metros de distância do topo do Morro das Antenas, outro ponto turístico da região.

A cachoeira leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno. Essa condição é atingida por ela situar-se em um local quase totalmente escondido pela vegetação típica da região fazendo com que o sol não a penetre durante o dia, provocando assim suas temperaturas extremamente baixas.

As rochas geladas da cachoeira funcionam como um amplificador dessa baixa temperatura ajudando para que haja o evento do congelamento. Ao longo da estrada que leva até o topo do morro é possível ver, inclusive, estalactites de gelo com até meio metro nos barrancos.

Não há estacionamento no local, por isso é recomendado deixar o carro em um recuo na estrada para seguir caminhando por um caminho com cerca de 200 metros até a base da cachoeira. Ela é dividida em dois níveis, onde o primeiro é visto por quem chega pela estrada de terra, enquanto que para acessar o segundo nível é necessário seguir uma trilha do lado esquerdo da queda d’água, trilha esta que conta com degraus e proteção.

Para quem passar por Urupema na serra catarinense, vale a pena parar para conhecer a famosa cachoeira e tirar algumas fotos incríveis de um dos eventos mais mágicos da região. Lembrando que para ver a cachoeira congelada é necessário estar um frio extremo na região, por isso é fundamental se programar para poder ter a experiência completa do local.