Inscrições Rupestres

Urubici é famosa pela sua natureza repleta de morros e cascatas, um destino turístico maravilhoso para quem ama esportes radicais, como rapel, canoagem e arvorismo. Mas estes não são os únicos encantos da região!

A apenas 5 quilômetros do Centro de Urubici, no sentido a São Joaquim é possível conhecer um dos sítios arqueológicos mais famosos do Estado.

A área encontra-se em uma propriedade particular e foi recentemente estruturada. O acesso até as inscrições se dá através de passarelas de madeira e no local há um agradável bar café.

As inscrições rupestres datam de aproximadamente 3.000 anos atrás e compõem painéis de arte na rocha, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Ainda no local, também é possível ver de longe a Cascata do Avencal.

O principal destaque do sítio é o Painel das Máscaras, onde é exibida a “Máscara do Guardião”. Acredita-se que o local tinha importância sagrada e que esse “Guardião” inspirava respeito para os moradores da região. Há também desenhos de quadrados e triângulos, e diferentes linhas verticais paralelas em diversas técnicas, evidenciando culturas distintas existentes na região ao longo dos anos. Os desenhos são simples, mas de importância histórica incalculável!


As inscrições rupestres são um verdadeiro museu ao ar livre repleto de detalhes com um pouco de nossa história.

Foto: Prefeitura Municipal de Urubici e ludmilasaharovsky.com.


Reserve seu Chalé em Urubici