Roteiro de Verão por Urubici e Serra Catarinense

Urubici na Serra Catarinense é um destino que você pode visitar não importa a estação do ano! 

No inverno há neve, muito aconchego e cenários incríveis! No outono, as folhas amareladas formam paisagens de cinema. Já na primavera as flores colorem os ambientes e deixam tudo mais alegre. E, quando o sol brilha forte no verão, as águas ganham destaque para aquele refresco merecido! 

E é para quando o calor bate que esse post foi elaborado para você planejar sua viagem pra cá! 

 

Verão em Urubici


Visitando a cidade de Urubici 

Chegando em Urubici, circule pelo centro para conhecer a cidade, os pontos de comércio e a Igreja Matriz e sua praça (que em dezembro ficam decoradas para o Natal). 

A Serra Bela fica a apenas 7 km do centro e nossos chalés e apartamentos estarão lhe esperando com todo aconchego e conforto para você descansar para os próximos dias e também com ambientes agradáveis para lazer. 

Depois do check-in na nossa pousada, você pode caminhar pelas trilhas internas, ir até a Cascata Serra Bela, apreciar o lago, pescar, andar de bike ou jogar uma partida de tênis. 

 

Inscrições Rupestres, Guardião do Avencal e Morro do Campestre

Visitas as Inscrições Rupestres com muita história da região e após tomar um café no Guardião do Avencal com vista linda para a cachoeira do Avencal é uma pedida certa em um dos finais de tarde do verão em Urubici. 

Outra ótima opção de passeio é curtir o pôr do sol acompanhado de um piquenique no Morro do Campestre e apreciar as belezas formações rochosas que rende fotos lindas! No local há também um paradouro que serve ótimos lanches e petiscos. 

 

 

Cascata do Avencal e Cachoeira Papuã

Um dos cartões-postais da nossa Urubici é a Cascata do Avencal

Localizada a 10 quilômetros do centro da cidade, há dois parques para aproveitar o dia, ambos com boa infraestrutura unindo a prática de atividades com belezas naturais, com destaque para suas trilhas, tirolesa, a plataforma de vidro e pedalinhos. O restaurante local oferece opções para almoço e lanches.

E, mais andiante, um outro parque está esperando a sua visita, é a Cachoeira Papuã, que já falamos nesse outro artigo. Com ótima estrutura e a menos de 3km da entrada da Cascata do Avencal, é parada obrigatória!

No retorno, pare no Mirante da cidade para apreciar a bela vista de Urubici.

 

Serra do Corvo Branco e Morro do Parapente

A próxima parada pode ser na Serra do Corvo Branco, a aproximadamente 30 minutos da pousada. No local há um mirante com vista estonteante da Serra e seus imponentes paredões.

Suba também até o Altos do Corvo Branco, com vários mirantes e balanços com vistas lindas! Lá também é possível alugar bikes e curtir a paisagem pedalando.

e, se você gosta de uma experiência diferente, faça um piquenique de luxo no Morro do Parapente com vista linda de Urubici lá do alto. Tire a tarde para curtir o local, os balanços, o deck e saborear as delícias regionais com muito charme! 

 

Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva

Em outro dia, a parada (obrigatória) é no Morro da Igreja, onde de seu mirante é possível contemplar a Pedra Furada, outro cartão postal da região. Para quem gosta de trilhas, é possível ir embaixo da Pedra Furada e ter uma visão incrível da serra e dos vales - sempre contrate um guia credenciado. 

Lembrando que as visitas ao Morro da Igreja são agendadas previamente pelo site do ICMBIO. Clique aqui para mais informações e solicitação da autorização.

E, na volta do Morro da Igreja, pare na Cascata Véu de Noiva, uma queda de 62 metros, onde suas águas deslizam sobre sobre as pedras. No local há um ótimo restaurante.

E, depois desse dia repleto de aventuras e belas paisagens, você merece um descanso a altura! Por isso nossa pousada oferece acomodações com banheira de hidromassagem ideais para descansar e renovar as energias! 

 

Cascata Rio do Bugres e Parque Sete Quedas

Se você ama banhos de cachoeira, Rio dos Bugres e o Parque Sete Quedas são seus próximos destinos! 

Os locais contam com trilhas em volta de uma exuberante natureza e com cachoeiras deliciosas! As águas criam piscinas naturais perfeitas para passar o dia se refrescando do calor. 


 

Serra do Rio do Rastro e Cânions

Tire um dia também para visitar uma das estradas mais lindas do país: a Serra do Rio do Rastro. 

Localizada a 85 quilômetros de Urubici, da Serra do Rio do Rastro você poderá curtir uma vista espetacular, sendo um dos cartões postais de Santa Catarina. Suas mais de 250 curvas encantam e desafiam.

Por aqui, há muitas trilhas também. Não deixe de fazer a do Cânion do Laranjeiras e o Cânion do Funil, onde as belas paisagens compensam as horas caminhadas subindo e descendo. 

Para as trilhas, a dica é chegar cedinho para poder aproveitar bem a região e ter sempre um guia experiente junto.


Cânion Espraiado e Pedra da Águia

Localizado a 1500 metros de altitude, o cânion do Espraiado é um desfiladeiro da Serra Geral e divide abruptamente a região serrana com a planície catarinense.

O cânion tem penhascos impressionantes - muito altos e verticais -, de onde partem várias cachoeiras em um espetáculo grandioso! Em muitos dias, pela manhã ou ao final da tarde, é possivel ficar "sobre as nuvens" também! 

Foto: Meu Mapa Mundi.

O Balanço Infinito fica em uma parte do cânion e o cenário é digno das melhores fotos! 

Para quem ama caminhadas, paisagens incríveis e contemplação da natureza, passeio imperdível em Urubici! 

E, antes ou depois do cânion, dê uma paradinha para apreciar a Pedra da Águia, uma formação de arenito curiosa com um belo riacho complementando o cenário!

 

Rota dos Vinhos de Altitude

E, não poderia faltar na nossa sugestão de roteiro de verão em Urubici, a visita às vinícolas da região! 

A Rota dos Vinhos de Altitude tem rótulos deliciosos e, claro, charmosas vinícolas com paisagens exuberantes! 

No verão é quando as uvas estão amadurecendo e, em fevereiro, é época da vindima (colheita dos frutos). Se você gosta da experiência vitivinícola, programe sua viagem para essa época! 


Agora que você já sabe o que fazer neste verão em Urubici, o que está esperando para fazer a sua reserva e curtir o melhor da vida na Serra Catarinense?


Reserve sua Hospedagem em Urubici