Roteiro de Inverno pela Serra Catarinense

O inverno chega e a Serra Catarinense fica concorrida. A estação mais fria do ano é a preferida de muitos turistas que visitam Urubici, muito em função das manhãs branquinhas de geada e as noites congelantes que convidam para um bom vinho em frente à lareira.

"Este é o inverno

Um frio de leve vem pra ficar.
A brisa suave faz a árvore balançar.
O vento sopra assobiando.
O céu escuro vai ficando.
As nuvens passam de mansinho.
A chuva chega devagarinho.
As pessoas correm abrindo guarda-chuvas.
Vi um homem de casaco e uma mulher de luvas.
É esse o inverno sorrateiro.
Vem chegando e nem avisa primeiro."

- Clarice Pacheco

Visando aproveitar cada momento da gelada estação, preparamos um roteiro de inverno pela Serra Catarinense para você aproveitar ao máximo sua estadia por aqui!


Roteiro de 5 dias pela Serra Catarinense e Urubici

1º DIA

O ponto de chegada é Urubici, nossa pequena e charmosa cidade localizada no coração da serra.

Para quem vem do litoral, da capital Florianópolis, ou do interior via Lages, via BR 282, a primeira parada pode ser a Serra Bela! Chegando no semáforo do centro de Urubici, pegue a Av. Rodolfo Anderman (SC 370) que leva até a pousada.

Chegando tarde, é hora de descansar no aconchego dos nossos chalés ou apartamentos. Mas, se ainda tiver a tarde disponível, você pode ir até o Morro do Campestre, subir os mais de 126 degraus e apreciar o mais belo pôr do Sol da região!

Foto: Morro do Campestre. Depositphotos.

No retorno, visite a cidade e conheça a Igreja Matriz com sua arquitetura gótica que se destaca em meio as demais construções. E para o jantar, pode optar por um dos ótimos restaurantes do centro, ou curtir a noite na Serra Bela.


2º DIA

No segundo dia, após um tranquilo café da manhã aqui na pousada, você pode ir até a Serra do Corvo Branco, com suas curvas sinuosas e o famoso recorte na rocha, onde a foto é obrigatória!

Você tem também a possibilidade de subir no Altos do Corvo Branco, um parque que proporciona um visual maravilhoso das montanhas e vales, com vários mirantes e um balanço para aquela foto inesquecível. Vale a pena a visita!


Foto: Altos do Corvo Branco via site da Prefeitura de Urubici.

Para descansar, a dica é se aquecer com um chocolate quente ou um café no Avencal Chocolates. O cenário é charmoso e agradável, em a natureza.

Próxima parada pode ser na Cascata Véu da Noiva, onde você poderá almoçar conferindo as belezas do lugar.

E antes de retornar a pousada, aproveite também para visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um local onde a fé e a natureza se misturam em um lugar de inúmeras belezas.

Você também pode curtir um piquenique de luxo com a melhor vista de Urubici no Morro do Parapente. Há também balanços e pêndulos para você ter emoções de estar voando sobre as nuvens!


3º DIA

Dia de curtir um dos cartões-postais da Serra Catarinense: a Cascata do Avencal! No parque é possível ver a queda d'água de uma plataforma de vidro com visual incrível!


Foto: Cascata do Avencal, via Viagensecaminhos.com

No retorno à cidade, dê uma paradinha no Mirante do Avencal onde é possível ter uma vista panorâmica de toda Urubici. Depois, você pode almoçar no Guardião do Avencal, onde estão as Inscrições Rupestres milenares e bem curiosas.

A noite pode ser gelada, mas as acomodações da Serra Bela oferecem tudo que você precisa para ter uma noite tranquila, quentinha e aconchegante, renovando as energias para o outro dia de passeios.


4º DIA

Quem ficar mais que o final de semana, pode aproveitar e curtir as cidades vizinhas à Urubici. Urupema, por exemplo, fica a 52 km e é conhecida como a cidade mais fria do Brasil.

Uma das principais atrações turísticas de lá é o Morro das Antenas tido como um dos pontos mais altos do sul do Brasil. No inverno sua vegetação se torna branca e congelada em muitos trechos, sendo o principal destino para quem procura ver neve na região.


Foto: Cascata que congela, Urupema via TripAdvisor.

Apenas 700 metros de distância do topo do Morro das Antenas, você chegará na Cascata que congela, ela leva esse nome por congelar nos dias mais frios do inverno, um fenômeno raro que vale a pena conferir.

Se estiver indo embora, via Lages, essa é uma parada bem interessante para se fazer.


5º DIA

E, quem continua a viagem, aqui na Serra Catarinense, uma boa recomendação é conhecer as vinícolas de São Joaquim, cidade localizada a 90 quilômetros de Urubici, também conhecida como a Cidade da Neve, devido ao frio e beleza proporcionados pelas suas paisagens em conjunto com a neve no inverno.


Foto: Villa Francioni em São Joaquim.

Você pode conhecer os vinhos de altitude, com vários rótulos premiados (que estão disponíveis também na adega da Serra Bela!). Há algumas vinícolas lindas na região, como a Villa Francioni, Pericó, Boutique D'alture e Leone di Venezia. E a reserva do tour com degustação é feito diretamente nas vinícolas. 

        Para ver o Roteiro completo pelas Vinícolas da Serra Catarinense, clique aqui.


Claro que há muito mais para curtir e aproveitar na Serra Catarinense, como conhecer o Cânion Espraiado, a Serra do Rio do Rastro, a Cachoeiras do Papuã, a Cachoeira Rio dos Bugres... mas, esse roteiro contemplou apenas cinco dias de sugestões de muitos passeios! E isso sem falar nas atividades na pousada Serra Bela, como trilhas, passeio de bike, pescaria e muito descanso pertinho da lareira!


* Devido à pandemia, alguns locais podem ter o horário e o funcionamento modificados. Entre em contato antes de ir.


A Serra Catarinense é um lugar repleto de atrações que ficam na memória e no coração de quem passa aqui! Planeje sua viagem e vem pra cá!